CODESSUL TEM IMPLEMENTADO AÇÕES PARA O MANUSEIO CORRETO DOS RESÍDUOS NOS MUNICIPIOS QUE O COMPÕEM.

#Limpeza POR WEVERTON 06 DE AGOSTO DE 2021

Com apoio do CODESSUL, os municípios de Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Senador Pompeu, Solonópole, Piquet Carneiro e Pedra Branca aderem à atitude responsável de descarte de Resíduos Hospitalares.

Ao todo, de janeiro a julho de 2021 foram descartados 27 TONELADAS de maneira adequada.

?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina regras para armazenar, transportar e destinar corretamente esses resíduos.

?

A iniciativa é uma medida conjunta dos municípios que visa à preservação do meio ambiente e à redução de custos em atividades e ações coletivas.

?

O serviço é realizado para impedir a contaminação por material perigoso, para normalizar e implementar a classificação, o manuseio, o acondicionamento, a coleta e o armazenamento dos resíduos sólidos, bem como prevenir acidentes ocasionados pela inadequada separação e acondicionamento dos perfurocortantes.

Descartar corretamente os resíduos hospitalares é uma questão de saúde pública e responsabilidade social.

O Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul tem implementado e planejado no decorrer dos meses ações e maneiras eficazes para o manuseio correto de resíduos, sejam eles dos serviços de saúde, sólidos, de construção e industriais.

Em breve, mais um equipamento de tratamento de resíduos será instalado nos 8 municípios que compõem o consórcio, que será a Central Municipal de Resíduos Sólidos, que fará a compostagem de resíduos orgânicos, a triagem de resíduos da construção civil e seu peneiramento.

A Central de Resíduos irá receber os resíduos da coleta seletiva e da coleta comum e irá separar o que puder ser reutilizado para a destinação correta.

Os demais resíduos serão enviados aos aterros sanitários.