Dados do município/localização

Fundação: 12/07/1957
Emancipação Política: 12 DE JULHO
Gentílico: PIQUEENSE / PIQUET-CARNEIRENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: SERTÕES CEARENSES
Microregião: SERTÃO DE SENADOR POMPEU
Distância para a capital: 332,00

Dados de características geográficas

Área: 587.887,00
População estimada: 17086
Densidade: 29,10
Altitude 251
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3

Origem

O nome do Município é uma homenagem ao engenheiro Bernardo Piquet Carneiro (bisavô do piloto Nelson Piquet).

História

A antiga povoação de Jirau recebeu a categoria de distrito, anexo ao município de Senador Pompeu, assim se conservou até ser elevado a município. Primitivamente o povoado teve o nome de Jirau, palavra do tupi, corruptela de Jirab - o que é para colher a comida; espécie de estiva ou leito de varas elevado do solo sobre forquilhas e destinado a guardar louças, panelas, pratos e etc. A denominação Piquet Carneiro foi adotada em honra ao Engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que dirigiu a Rede de Viação Cearense e chefiou a comissão encarregada de concluir o Açude do Cedro, em Quixadá, além de outros açudes públicos no Ceará. Foi ele o autor do projeto do Açude Acarape do Meio, que abastece a capital cearense. Em 1955, outro ilustre personagem ajudou a contar a história deste município.Trata-se do Pe. Alberto de Oliveira, que assumiu a paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Nomeado pelo então arcebispo de Fortaleza Dom Antônio Almeida Lustosa. Entre muitos de seus feitos, concluiu os trabalhos de reforma e ampliação da matriz, com as construções, respectivamente, da torre, em 1956, e do altar-mor, solenemente consagrado em 27 de outubro de 1957. A aquisição de um relógio para a torre da igreja é outra realização de seu pastoral governo.

Cultura

Piquet Carneiro tem inúmeras festas culturais e eventos. Como: Festa junina (com as apresentações de quadrilhas da região) (Junho) Festa do município (Julho) Festa do Padroeiro (Sagrado Coração de Jesus) Rainha do município (julho) Festa de Rodeio Festa dos Caretas de Catolé da Pista (Sábado de Aleluia da Semana Santa) Piquet Fashion Night (PFN) Festa dos Caretas de Ibicuã (Sabado de aleluia). Encontro dos Filhos e Amigos de Ibicuã.

Divisão Política

O município de Piquet Carneiro está dividido em quatro regiões: Sede, Ibicuã, Catolé da Pista e Mulungu. Sendos os três últimos distritos.

Curiosidades

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito