Dados do município/localização

Fundação: 28/04/1988
Emancipação Política: 28 DE ABRIL DE 1988
Gentílico: IRAPUENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: SERTÕES CEARENSE
Microregião: SERTÃO CENTRAL DE SENADOR POMPEU
Distância para a capital: 350,00

Dados de características geográficas

Área: 470.421,00
População estimada: 9094
Densidade: 19,30
Altitude 201
Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO BRANDO POR ALTITUDE
Fuso Horário: UTC-3

Origem

O topônimo Deputado Irapuan Pinheiro é uma alusão ao nome do Deputado que representou o município na Assembleia Legislativa do Ceará. Sua denominação original era Tataíra, depois São Bernardo do Ceará e desde 1988,Deputado Irapuan Pinheiro [5]. O topônimo Tataíra é a composição das palavras Tupi-Guarani ira(abelha) + tatá (fogo), significando abelha cor de fogo.

História

A história dessa área do Ceará mistura-se com os índios Quixelô,[6][7] religiosos e colonizadores. Em 28 de Abril 1988 com o papel muito importante de Francisco Edson de Oliveira foi o principal contribuinte para a emancipação do município ao município de Solonópole.

Cultura

O principal evento cultural é festa da padroeira: Nossa Senhora Conceição(08.12)

Divisão Política

A administração municipal localiza-se na sede: Deputado Irapuan Pinheiro. O município é dividido em 6 distritos: Deputado Irapuan Pinheiro(sede), Betânia, Baxio, Aurora, Maratoan e Velame.

Curiosidades

A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e escolas.[10] A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Canindé/Madalena. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são acessíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.[15]. A economia local é baseada na agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, mandioca, feijão, arroz, castanha de caju e frutas diversas; pecuária: bovino, suíno e avícola. O extrativismo vegetal também, é presente com a fabricação de carvão vegetal, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas, além de atividades relacionadas com a cultura da oiticica e carnaúba. O artesanato de redes e bordados é tem destaque no município. A atividade da pesca é desenvolvida em açudes, de forma artesanal. Na mineração, é extraído a rocha para cantaria, brita, placas para fachadas e usos diversos na construção civil é ainda incipiente. Ainda representam atividades lucrativas a extração de areia e argila (utilizada na fabricação de telhas e tijolos), bem como a extração da rocha calcária (utilizada na fabricação de cal), representam atividades lucrativas para o município. [16]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito