CODESSUL assina Protocolo de Intenções com o MAPA para Inspeção Sanitária

CODESSUL assina Protocolo de Intenções com o MAPA para Inspeção Sanitária

img
#Administração POR WEVERTON 08 de agosto de 2022

O Presidente do Codessul, Prefeito Maurício Pinheiro, participou nesta quarta-feira (04) em Belo Horizonte, da assinatura do Protocolo de Intenções junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para implementação nos municípios do Serviço de Inspeção Sanitária a ser realizada pelo CODESSUL, que será o primeiro consórcio público do Estado a prestar este serviço.

O projeto foi construído junto ao MAPA, com o apoio das secretarias municipais de agricultura dos 8 municípios consorciados, e já deu aos produtores da Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu, o selo de inspeção que possibilita ao abatedouro de frango vender seus produtos em toda a região do Consórcio.

Para o Presidente da COSENA, Tony Júnior, a aproximação do serviço de inspeção possibilita agilidade nas respostas das demandas de estabelecimento ao serviço de inspeção e facilita a vida dos pequenos produtores.

Para Maurício Pinheiro, Presidente do CODESSUL, os pequenos municípios são limitados em recursos e ideais para implantar serviços como licenciamento ambiental e inspeção sanitária, sendo a única saída para estes, a união por meio de consórcios públicos de municípios.

O Superintendente do MAPA no Ceará, Neto Holanda, foi parte importante no desenvolvimento da ideia e participou da inscrição do Consórcio no projeto. Para ele, o CONSIM vai mudar o panorama dos serviços de inspeção e trará ganhos aos pequenos municípios. O abatedouro da COSENA tem capacidade para abater até 900 aves por hora de mais de 100 produtores cooperados e pode enviar seus produtos para os oito municípios consorciados.

Segundo Vanier Silva, Superintendente do CODESSUL, o Consórcio já entrou com um processo junto ao Ministério da Agricultura e, em breve, poderá ter equiparação ao SISBI e os produtos da região poderão ser enviados para qualquer estado do país. Assim, os produtos como o queijo feito em Milhã, Solonópole e Irapuan Pinheiro, a carne bovina de Pedra Branca e o mel de Piquet Carneiro, Mombaça e Acopiara poderão chegar em todo o território nacional.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito