FUNCEME E CODESSUL CAPACITAM MUNICIPIOS EM GEOPROCESSAMENTO PARA MAPEAR INFRAESTRUTURA HÍDRICA DAS CIDADES CEARENSES.

#Desenvolvimento POR WEVERTON 06 DE MARÇO DE 2024

Durante os dias 27 a 29 de fevereiro, o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul) recebeu uma importante capacitação promovida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O evento teve como foco a atualização das informações territoriais em nível local, visando aprimorar a gestão dos recursos hídricos e a infraestrutura rural da nossa região.

Nessa oportunidade, técnicos dos municípios que compõem o Codessul tiveram acesso a informações e dados para entender a realidade local. Foram discutidos temas como a identificação dos poços instalados, a profundidade máxima dos pequenos barramentos e a situação dos sistemas de abastecimento rural. Esses dados são fundamentais para direcionar políticas públicas de forma mais eficiente e garantir o acesso à água para toda a população.

Além disso, a Funceme compartilhou conosco a sua base de informações territoriais, incluindo dados sobre solos, aptidão agrícola, infraestrutura hídrica e edificações rurais. Essa colaboração entre estado e municípios visa manter as informações sempre atualizadas, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável dos nossos recursos naturais.

A capacitação representa um passo importante na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela nossa região. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto para garantir um futuro mais resiliente e próspero para todos os nossos cidadãos.