MINISTÉRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, EM PARCERIA COM O CODESSUL, REALIZA OFICINA PRESENCIAL DO PROJETO CONSIM.

#Agricultura POR WEVERTON 09 DE NOVEMBRO DE 2022

O Ministério da Agricultura e Abastecimento, em parceria com Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul - CODESSUL, Prefeitura Municipal de Deputado Irapuan Pinheiro e demais municípios consorciados, realizou, na manhã desta terça-feira (8 de novembro de 2022), a oficina presencial do Projeto CONSIM, que teve o objetivo de abordar o tema: "A ampliação de mercados de produtos de origem animal para os consórcios públicos de municípios em 2022 e 2023".

O evento foi de esclarecimento aos presentes sobre as diretrizes básicas para atuação do Consórcio e dos estabelecimentos que estão em busca da equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

A apresentação foi desenvolvida pelo fiscal do MAPA, Antônio Auro, e pelas médicas veterinárias, Paloma Larageira e Livia Brawn, do Município de Glorinha - Rio Grande do Sul.

O evento contou com profissionais dos oito municípios que compõem o consórcio. São eles: Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole. Contamos com a presença de técnicos, médicos veterinários, secretários municipais e o representante do SEBRAE Ariel.

Participou também do evento o Vice-presidente do CODESSUL, Bismack Bezerra (Prefeito de Piquet Carneiro), que usou da palavra falando da contribuição do CODESSUL para com a Região Sertão Central no quesito desenvolvimento coletivo e atribuiu diversas conquistas à união dos municípios. Para ele: "A oficina abre a oportunidade de conhecimentos, pois vai auxiliar e esclarecer as dúvidas de todos os participantes, visto que muitos produtores estão iniciando o processo de adequação ou têm interesse em realizar os ajustes necessários".

Para o Superintendente do CODESSUL, Vanier Silva, a oficina presencial CONSIM é mais um passo que o Consórcio dá em busca de melhores condições para o comércio de origem animal viabilizando a regularização e a desburocratização dos processos de distribuição e exportação de produtos.