REPRESENTANTES DO CODESSUL SE REUNEM PARA DISCUSSÃO RELACIONADA AO SANEAMENTO BÁSICO E COLETA DE RESÍDUOS.

REPRESENTANTES DO CODESSUL VISITAM A SEDE DA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO CEARÁ E DISCUTEM SOBRE SANEAMENTO BÁSICO E COLETA DE RESÍDUOS.

#Desenvolvimento POR WEVERTON 16 DE SETEMBRO DE 2021

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul, Prefeito Maurício Pinheiro, participou juntamente com o Prefeito de Piquet Carneiro; Bismarck Bezerra, Vice-Presidente do Consórcio; Prefeito de Mombaça, Orlando Filho; Superintendente do CODESSUL, Vanier Silva e o Assessor Jurídico do Consórcio, Dr. Luiz Jorge, de uma visita à sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), na capital Cearense, na manhã do último dia 15 de Setembro de 2021.

Na agenda, assuntos importantes foram discutidos.

Dentre eles, o novo marco do saneamento básico que consiste em uma meta do Governo Federal de alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável, e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

Por fim, a coleta de resíduos sólidos urbanos também foi abordada.

Ela incide em uma coleta de resíduos sólidos comuns gerados nas residências, estabelecimentos comerciais, públicos, institucionais e de prestação de serviços.

Na reunião, ficou acordada a elaboração de um projeto para universalizar o saneamento básico nas sedes urbanas dos municípios consorciados ao CODESSUL.

Para Mauricio Pinheiro, presidente do consórcio e também prefeito da cidade de Senador Pompeu, ‘'O novo Marco do Saneamento básico, é mais do que uma questão estruturante, é uma questão social e de saúde pública que levará água e saneamento para os lugares mais distintos e mais carentes''.