LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PARCERIA COM AS PREFEITURAS É UMA DAS PAUTAS PRIORITÁRIAS PARA O CODESSUL.

O CODESSUL será o primeiro Consórcio Público do estado a trabalhar o licenciamento ambiental em parceria com as prefeituras.

#MeioAmbiente POR WEVERTON 07 DE JULHO DE 2021

Nesta quarta-feira, 07 de julho de 2021, o Presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, Prefeito Maurício Pinheiro, acompanhado do Superintendente Vanier Silva, recebeu na sede do CODESSUL, no município de SENADOR POMPEU, secretários e técnicos ambientais dos municípios de ACOPIARA, MILHÃ, MOMBAÇA, PIQUET CARNEIRO, SENADOR POMPEU E SOLONÓPOLE, que passarão a partir do dia 20 de julho a licenciarem empreendimentos de impacto local.

A reunião tratou dos procedimentos internos e da legislação que amparou o desenvolvimento de mais uma grande ação do Consórcio.

Para o Prefeito Maurício Pinheiro, os agricultores e empreendedores da região irão se beneficiar com a conquista: "O CODESSUL viabilizou em ação conjunta com estes municípios a atuação na desburocratização do licenciamento ambiental e na construção de uma região cada vez mais propícia à instalação de novas fábricas e indústrias". Tendo novamente acesso ao crédito, ganharão os agricultores familiares, ganhará o comércio local com incremento de receitas das compras de material agrícola e ganhará o setor público, tendo agilidade na liberação de licenciamento de obras.

Após iniciar as obras das Centrais Municipais de Resíduos Sólidos, buscando o fim dos lixões, após ter dado o destino correto do lixo hospitalar dos municípios consorciados, chegou a hora de iniciar as atividades de licenciamento ambiental.

O próximo passo a ser dado pelo o consórcio é unificar o SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL para que os produtores rurais dos 8 municípios possam vender seus produtos de origem animal em todo o país, através do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).