EM BRASÍLIA - PRESIDENTE DO CODESSUL, MAURÍCIO PINHEIRO, APRESENTA O CONSÓRCIO PARA O MIN. DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

#Desenvolvimento POR WEVERTON 06 DE MAIO DE 2021

Em busca de mais desenvolvimento para região Sertão Central Sul, o Presidente do CODESSUL, Prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, encontra-se nesse momento em Brasília com Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Na pauta está a instalação de um polo calçadista nos municípios membros do CODESSUL (Acopiara, Dep. Irapuan, Milha, Mombaça, Senador Pompeu, Solonopóle, Pedra Branca e Piquet Carneiro) visando a geração de emprego e renda a partir de parceria público-privada que trata-se de um conjunto de ações para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas, reduzindo assim os impactos sofridos pela população do Sertão Central em decorrência da pandemia da COVID-19.

Outro assunto debatido foi estruturação da Bacia Leiteira dos Municípios que compõe o CODESSUL, inserindo estes na rota do leite que faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional e atua com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados.

A iniciativa busca um arranjo produtivo que convença o mercado interno e externo do potencial dos produtores da região do Sertão Central Sul. O setor contempla grande número de pequenos produtores rurais em regiões de baixa renda.

O CODESSUL está se fortalecendo cada vez mais na busca ativa por ações que contemplem os municípios nas mais diversas áreas, como: Desenvolvimento Urbano, Agropecuária, Meio Ambiente, Educação e Saúde.

Com um concurso público em andamento que visa implantar o licenciamento ambiental, além de ações para universalização dos Serviços de Inspeção Municipal e equiparação deste serviço ao Sistema Brasileiro de Inspeção para que os produtores da região possam vender seus produtos em todo o país.